ATENDIMENTO 24H

(11) 9 6633-9560
(11) 9 9346-5482
(11) 9 9305-3696

FALE CONOSCO

Segunda a Sexta das 9:00 as 18 hs
(11) 2755-0625
0800-591-0645

ÁREA DO CLIENTE

Acionamentos, Contratos e Boletos

Exumação do corpo: como funciona esse processo?

Você sabia que após o período de três a cinco anos é preciso realizar a exumação do corpo, principalmente em cemitérios públicos? Ainda, você sabia que em alguns casos é preciso exumar o corpo antes desse tempo, como parte de investigações criminais?

Neste artigo, vamos falar sobre como é feita a exumação do corpo e quais são as situações em que esse procedimento é necessário. Continue a leitura e entenda mais sobre esse assunto tão importante!

O que é exumação?

Antes de mais nada, é preciso explicar o que significa exumação. De acordo com o dicionário, exumação do corpo é o ato ou efeito de exumar, ou seja, desenterrar um cadáver de sua sepultura. São diversos os motivos para realizar esse processo: desde questões pessoais e familiares até investigações policiais.

Nos cemitérios públicos, em que existem problemas de superlotação, existe um prazo para que o corpo permaneça em jazigo temporário. Normalmente, após três ou cinco anos, quando o processo de decomposição já está quase concluído, é preciso realizar a exumação de cadáver para dar espaço para outras pessoas.

Nos casos de morte suspeita, em que é preciso confirmar a causa do óbito, a polícia pode solicitar a exumação. Para realizar testes de DNA para confirmação de paternidade, também é necessário desenterrar o corpo.

Por fim, se a família deseja transferir o corpo para outro cemitério, é preciso contar com esse serviço de exumação.

Como é feita a exumação do corpo?

Depois de entender o que é exumar um corpo, é hora de explicar como esse processo é feito. Primeiramente, é preciso destacar que existem questões burocráticas e jurídicas envolvidas – e que devem ser respeitadas.
A seguir, confira os passos para a exumação do corpo!

  1. Apresentar os documentos para a Secretaria Municipal, além do requerimento de exumação fornecido pelo cemitério.
  2. Identificar a sepultura, para se certificar de que aquele é o corpo que será exumado.
  3. Verificar o estado do caixão e remover a tampa.
  4. Fotografar o corpo e retirar bens ou objetos que possam ter sido enterrados junto com o cadáver.
  5. Destinar os ossos de acordo com a motivo da exumação. No caso de investigações criminais, são enviados para o Instituto Médico Legal (IML). Além disso, também podem ser colocados em uma gaveta menor, para dar espaço para outro corpo – ou ainda ser enviado para a cremação.

É importante destacar que caso não se enquadre em uma investigação policial, mudança de jazigo ou superlotação, a exumação é ilegal. Sem a presença de agentes judiciais ou sem os documentos, esse procedimento é considerado violação de sepultura.

Conte sempre com a Estrela Azul Seguros!

Neste artigo, falamos sobre o que é e como é feita a exumação do corpo. Trata-se de um procedimento bastante comum em cemitérios públicos, que enfrentam problemas com superlotação. Por isso, conhecer mais sobre essa questão pode ser importante para o momento em que sua família precisar lidar com ela.

A Estrela Azul Seguros acredita que planejar o amanhã é viver melhor o presente. Por isso, contamos com planos de assistência funeral que oferecem todo o suporte que sua família precisa no momento do luto. Entre em contato conosco para saber mais sobre nossos serviços!

Acesse o nosso site: Super Combo – Estrela Azul Seguros ou entre em contato: (11) 2755-0625 ou (11) 96633-9560 WhatsApp.

Nossos Endereços

MATRIZ

FILIAIS

Ligue para nós

ASSISTÊNCIA 24H

TELEFONES

FINANCEIRO, COBRANÇA E BOLETOS

Entre em contato pelo nosso e-mail

E-MAIL

Outros Conteúdos

Animais de estimação no processo de luto. Plano funeral para pet

Animais no Processo de Luto

Durante o luto, lidar coma perda de alguém que amamos, a companhia de um animal de estimação pode ser uma fonte incrível de apoio. Leia nosso artigo.

Leia Mais »
Plano funeral acima de 80 anos. Imagem de um senhor branco abraçando uma mulher e homem jovens.

Plano Funeral Acima de 80 Anos

O Plano Funeral acima de 80 anos é a escolha ideal para quem busca cuidado e segurança familiar. Saiba mais sobre esse plano em nosso artigo.

Leia Mais »
Scroll to Top